Comunicação Integrada

A comunicação oferece inúmeras ferramentas. Uma análise completa das necessidades de comunicação da marca indica quais são as mais adequadas para cada caso. Quando utilizadas de forma estratégica e integrada elas têm maiores condições de atingir os objetivos, com possibilidades de menor investimento, por isso um planejamento de comunicação abrangente e completo possui grande importância, já que faz uma análise geral das necessidades e características da marca em si e do mercado. As principais ferramentas, resumidamente descritas, são:

Gestão de marca: trabalho contínuo que visa monitorar a percepção da marca por seus públicos, assim como a transmissão da imagem da marca por todos os que de alguma forma a representam, definindo os recursos para sua manutenção.

Identidade visual: tem base no posicionamento da empresa, apresenta a mesma a partir de recursos visuais, como logo, material, institucional, ambientes, etc.

Assessoria de imprensa: intermedia a relação mídia/empresa, trabalha no sentido de dar visibilidade à marca e despertar o interesse dos veículos de comunicação.

Clipping de notícias: reúne as notícias publicadas na mídia relativas à ou de interesse da marca.

Clipping virtual: monitora as redes de relacionamento fornecendo um relatório das manifestações relativas à marca ou segmento.

Informativo empresarial: pode ser impresso ou eletrônico, revista ou jornal; visa informar o público sobre novidades da empresa, aproximar-se do leitor, levar-lhe conteúdo relevante a fim se inserir-se na vida do mesmo e fortalecer a marca.

Propaganda: a partir de recursos gráficos, virtuais ou eletrônicos como anúncios, cartazes, outdoors, panfletos, encartes, web banners, e-mail marketing, comerciais, hotsites visa divulgar, incentivar vendas, fortalecer a marca.

Site: meio de apresentar a empresa e interagir com o público. Hoje em dia, pode-se dizer que uma empresa que não possui site, não existe.

Redes sociais: fortemente presentes na vida moderna, são importante recurso de comunicação interpessoal e por isso mesmo, uma ferramenta de comunicação empresarial também.

Ações de relacionamento: Proporcionam o contato direto com o público e podem variar muito de acordo com o objetivo a ser alcançado.

Eventos: havendo conteúdo a ser transmitido por parte da empresa ou de interesse da empresa para seus públicos, os eventos podem ser uma interessante ferramenta de relacionamento. Uma marca pode inserir-se em um evento também através de apoio ou patrocínio.

O ideal é que cada ferramenta seja utilizada por uma razão clara, visando atingir um objetivo. Criatividade e um bom planejamento é o que vão definir quais as mais adequadas, ou mesmo indicar outras.

 


Design Gráfico/ Direção de Arte Webdesign Projeto Gráfico/ Diagramação Ilustração Redação Jornalística Fotografia